sexta-feira, 25 de maio de 2012

A origem, a importância e o triste fim da humanidade sem a proteção do campo magnético.








Envolvendo a terra existe um campo invisível feito de eletricidade,gerado no núcleo terrestre,chamado de campo eletromagnético.A origem do campo eletromagnético da Terra é ainda hoje discutida, mas a teoria mais aceita é a de que o nosso planeta possui um núcleo externo líquido constituído por ferro e níquel que se encontra em movimento.O movimento destes metais fundidos origina um campo elétrico no interior do núcleo que por sua vez origina o campo magnético.









Este campo invisível, é responsável pela proteção da radiação cósmica terrestre.Interagindo com as radiações eletromagnéticas fazendo com que elas sejam freadas, ele também atua desviando-as de sua trajetória inicial. Por esse motivo é que podemos dizer que a Terra se comporta como um ímã gigante.

O primeiro a afirmar que a Terra se comportava como um ímã gigante foi o cientista Willian Gilbert. Uma simples experiência pode comprovar esse comportamento da Terra: com a colocação de um ímã suspenso livremente pelo seu centro de gravidade na superfície da Terra, repetida diversas vezes, verificou que o ímã sempre se orientava na direção norte-sul, com isso concluíram que realmente a Terra se comportava como um ímã.

Mas onde estão localizados os polos magnéticos norte e sul da Terra?





Como podemos observar na imagem acima,os polos magnéticos estão localizados nos extremos do eixo magnético e próximos aos polos geográficos, isto é, o polo sul magnético está próximo do norte geográfico e o polo norte magnético está próximo do sul geográfico. Sendo importante lembrar que o eixo magnético não coincide com o eixo de rotação da Terra, estes separados por aproximadamente 13º.




"Por volta de 1 ano, todos estarão mortos."(Problema apresentado no Filme "O Núcleo")Mas, o que levaria a ocorrer a morte de muitos?

O campo magnético terrestre se desintegrar,em que o núcleo da Terra teria assim parado de girar.
Então, a medida que o eletromagnetismo se tornasse instável começaria a ocorrer incidentes isolados: a queda de um avião,dentre outros exemplos.E, em poucos meses tudo que fosse eletrônico iria ser destruído. Descargas estáticas na atmosfera iriam causar tempestades com centenas de raios por quilômetros quadrados.
E quando essa proteção, (desse campo magnético) acabasse a radiação das microondas iria literalmente cozinhar o planeta,provocando a morte de muitos. 






Um comentário:

  1. Olá Natasha,
    Esse blog ficou simples, porém com vários recursos gráficos. Você não destacou os fenômenos apresentados no filme. Até por isso, nem fez uma pesquisa detalhada sobre esses. A conclusão está condizente com o trabalho. Nota:5,0

    ResponderExcluir